
Basicamente, a dieta low carb (baixo carboidrato, em inglês) prega o baixo consumo de carboidratos para emagrecer.
Além disso, ao diminuir o consumo de carboidratos, a pessoa ganha outros benefícios que vão além da perda de peso. A dieta low carb também é capaz de prevenir e controlar diabetes, excesso de ácido úrico, colesterol alto e processos inflamatórios do organismo.
Um dos pontos mais importantes dessa dieta é o tipo de carboidrato a ser reduzido.
Vejamos, os carboidratos são divididos em dois tipos: simples e complexos. Os simples, como pão, massa e arroz brancos, batata-inglesa e doces, são menos saudáveis porque liberam energia rapidamente, fazendo com que o sangue tenha um pico de insulina. Já os carboidratos complexos, como cereais integrais e batata-doce, são melhores porque são ricos em fibras e liberam energia lentamente.
A chave do sucesso é eliminar o consumo de carboidratos simples e o pouco carboidrato que será consumido deve ser do tipo complexo.
Dê prioridade aos alimentos mais naturais e integrais possíveis.
Os carboidratos nunca foram vilões na dieta humana, o problema é a qualidade dos carboidratos que são consumidos. O trigo não é culpado, mas a farinha refinada de trigo, sim. O arroz também não tem culpa de nada, mas sim o consumo excessivo e exclusivo de arroz branco.
O segredo está em consumir, moderadamente, os carboidratos mais adequados.
Consulte seu médico ou nutricionista.