
Grãos e sementes como chia, linhaça, quinoa e amaranto funcionam como verdadeiros escudos contra diversas doenças.
Eles ajudam a reduzir o risco de obesidade, hipetensão, acúmulo de gordura nas artérias, diabetes e câncer.
Para obter esses benefícios, você precisa comer de 25 a 30 gramas desses grãos ou sementes por dia. Cerca de 1 colher de sopa é suficiente.
A Linhaça alivia sinais da TPM e menopausa, por exemplo. Ela é rica em ômega-3, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares. Consuma a linhaça triturada em saladas, sucos, iogurtes, pães...
A Quinoa faz ganhar massa muscular. É uma excelente fonte de proteínas e cálcio, fortalecendo os músculos, o sistema cardiovascular e os ossos. No caso da quinoa em grãos, lave bem antes do consumo.
A Semente de Girassol afasta inflamações. O ideal é consumi-lá crua. Controla as inflamações, o colesterol, evita o envelhecimento, a obesidade e a constipação.
O Amaranto reforça as suas defesas. Fortalece os músculos, os ossos e o sistema imunológico. Pode ser consumido em flocos no suco, na salada de frutas, iogurtes...
O Gergelim previne osteoporose. Rico em proteínas, gorduras do bem e cálcio que ajuda os ossos e evita a formação de tecido adiposo. Vai bem cru, torrado em saladas, sucos, sopas, granolas...
O Painço faz emagrecer e ainda relaxa. Ajuda a regular a glicemia e é rico em triptofano, que produz bem-estar. Controla o apetite e para as mamães, ajuda na produção do leite. Pode ser consumido no lugar do arroz ou como ingrediente de um bom mingau.
A Chia regula a pressão e a glicose. Ajuda a regular o apetite, o intestino, a glicemia, a pressão arterial e alivia a depressão. Indicada para veganos por ser rica em ferro.