
Reeducação alimentar não precisa ser sinônimo de privação, mas se você quer atingir sua meta mais rapidamente, é importante fazer algumas trocas em seu cardápio.
Troque pão com manteiga e café com leite por mingau - Prepare uma receita com quinoa, aveia, leite desnatado, castanha-do-pará e canela. Essa combinação entrega fibras, proteínas e gorduras benéficas.
Troque o suco de laranja por suco verde - Que tal bater couve, abacaxi e hortelã? Essa combinação hidrata e oferta poucas calorias. Para variar, pode recorrer também a hortaliças como cenoura, pepino e agrião.
Troque o arroz branco pelo integral - Uma boa dica é refogar sementes como a do girassol e abóbora e misturá-las ao arroz integral no meio do cozimento. Legumes como cenoura, abobrinha, brócolis e couve-flor são outros belos complementos.
Troque carne gorda vermelha por lombinho suíno, peixe ou peito de frango - Assim se reduz o teor de gordura saturada do prato.
Troque batata inglesa por batata doce, inhame ou mandioca - Esse time concentra mais fibras que a batata tradicional, colaborando para o aumento da saciedade.
Troque o chocolate ao leite pelo chocolate amargo - A sugestão é abrir espaço para os tabletes com 60, 70 e até 90% de cacau.
Troque barrinha de cereais por mix de oleaginosas - Algumas marcas de barras de cereal carregam no açúcar e no sódio. Ao optar por um mix de castanhas, amêndoas e nozes, você garante antioxidantes e gorduras que atuam em prol do coração.
Troque tapioca com manteiga por tapioca recheada com queijo magro - Para tornar a tapioca uma opção bacana o segredo é caprichar na qualidade do recheio!